Analisando notícias com a Gabi

Postado por O incognoscível segunda-feira, 4 de maio de 2009


Noite a dentro conversas sem nexo e eu querendo ir pra casa escutar Leoni. Fim de carreira? Meu amigo depois do César Menotti eu já desci a ladeira. Não importa. No meio disso tudo eu escuto falar da gripe suína. Aí que saco esse papo de novo. Essa pandemia vai estourar. E, enquanto isso, os cientistas BRASILEIROS desenvolvem uma vacina para o vírus.

Sei, sei, e eu sou o Bozo.

Num é desmerecendo nossa classe pesquisadora, mas siga meu raciocínio e veja se essa proposta é plausível.

Passos para desenvolver uma vacina:

1º Isolar o vírus. Logo ele deve existir no local onde a vacina está sendo produzida. Engraçado que eu não ouvi ninguém falar de vacina sendo desenvolvida no México, nem em caso registrado no Brasil. Então por que motivos a vacina estaria sendo desenvolvida aqui? E como o vírus veio parar nos quintos?

Seguem se as alternativas:

a) Todos os mexicanos estão mortos, todos. As fotos, imagens, gravações que recebemos de lá são forjadas. Sin-signos, sin-signos. Dúvida? Então vai lá olhar, quando voltar você me conta, ou melhor, me screpa pra evitar o contato.

b) Um de nossos cientistas acordou de manha e ligou lá pro lago Texcoco e disse:
- Oi cientista mexicano , eu to afim de desenvolver uma vacina pra essa tal dessa gripe. Então, manda aí pra mim um vírusinho pode ser? Como? Ah, manda via sedex mesmo.


c) Os americanos souberam dessa ligação e falaram: Ah, deixa o Brasil resolver, lá eles não desistem nunca.


d) Os americanos, alemães, peruanos, neozelandeses e afins que morreram infectados estão muito abalados com as mortes e decretaram o fim das atividades. E, em solidariedade aos mortos, formam filas em frente aos caixões e pulam sobre eles dizendo “eu vou também, eu vou também, me deixa morrer”.


e) Balela do governo pra tranqüilizar a população. Quais são as reais possibilidades de desenvolver uma vacina para uma doença que ainda não se manifestou no país? Ou ela manifestou e eu não to sabendo?

Versão oficial: Alguns paises como a Alemanha também estão desenvolvendo a vacina. E, assim como o Brasil, isto está acontecendo a pedido da OMS - Organização Mundial de Saúde. Esta ira enviar para o país o vírus incubado.

P.S: Só quero saber quem vai ir lá buscar.

2º Purificar e inativar o vírus. Depois de isolado e purificado no caso da gripe comum (influenza), ele é cultivado em ovos de galinha e dali são tirados os anticorpos para inserção nos seres humanos.
Mas saber quais as proporções demanda muitos anos de pesquisa, inúmeros testes, tanto é que a vacina contra a gripe aviaria, também desenvolvida pelo instituto Butantã, começou a ser testada em voluntários agora após 3 anos.


Tempo proposto pelos cientistas para purificação, inativação do vírus e inicio dos testes: de 4 a 6 meses.

Para que isso seja possível, eis algumas alternativas:

a) Contratar o super-homem. Depois de descoberta a fórmula ele voa no sentido contrario ao da terra e faz o tempo voltar, até quando nem todas as pessoas tivessem morrido infectadas.

b) Contrata o Jack Bauer. Se em 24 horas ele pode salvar o presidente do EUA 6 vezes, desarmar 3 bombas biológicas e impedir 5 atentados terroristas. Ele também consegue isso.

c) Chuck Norris é sempre a solução. Ele encara o vírus até ele desistir e contar qual a sua constituição, mas isso será em vão. Ao ver Chuck Norris os vírus irão se suicidar.

d) Balela do governo pra tranqüilizar a população. Quais são as reais possibilidades de desenvolver uma vacina para uma doença que ainda não se manifestou no país? E pior, começar o processo de teste em 3 meses?

Versão oficial: O sequenciamento genético do vírus A (H1N1), causador da gripe suína, foi feito por cientistas norte-americanos dias após a confirmação do primeiro caso no país, o trabalho foi repassado para o mundo. O Brasil conta com o uso de uma técnica de biologia molecular conhecida como genética reversa, que permite a manipulação do influenza e pode vir a ser usada no processo de desenvolvimento de vacinas.

Solução:

Pesquisas estão sendo realizadas para criar uma vacina contra o vírus, entretanto, é pouco provável que ela fique pronta antes que estoure a pandemia. O Brasil está sim participando do projeto de desenvolvimento do vírus, mas junto com outros paises. O instituto Butantã espera que os testes se iniciem em seis meses. NÃO EXISTE um tempo previsto para que a vacina fique pronta.

E eu com isso?

Bem, se você ainda não se tocou essa gripe provavelmente atingirá você, afinal de contas é uma pandemia iminente. E essa vacina não vai chegar tão cedo. Mas sem desespero (ninguém gosta de gente histérica). Com certeza, você poderá usufruir de mascaras customizadas para epidemia do Polishop, por que essas coisas o Mastercard compra, já que a vacina não tem preço!

3 comentários
  1. Seu ironismo e sarcasmo me divertem gabi!!!

    Posted on 05/05/2009, 21:50

     
  2. Anônimo Said,

    Concordo com vc irmã, sem drama pq isso é coisa de "moçinha" rsrsrs

    Vamos juntar grana pra comprar mascaras customizadas para epidemia do Polishop em 128 prestações, quem sabe até la a vacina ja chegou!?

    Posted on 06/05/2009, 06:30

     
  3. fala sério.. vc e suas críticas são nota 1.000!! Adorei Gabi.. seu humor e sarcasmo sempre me divertem..

    Posted on 06/05/2009, 07:14

     

Postar um comentário